Garanta a fidelização de seus alunos

Tempo de leitura: 3 minutos

A fidelização dos alunos é tão importante quanto o processo de captação, podendo ser, inclusive, mais relevante, pois a matrícula não significa o fim de um processo, mas sim o início de uma nova jornada na vida do estudante. Uma vez matriculados na faculdade, os alunos estão sujeitos a conhecer, de fato, a instituição, o que significa que experiências negativas tidas no ambiente podem influenciar o futuro do aluno no local, ao mesmo tempo em que as experiências positivas reforçam no aluno o desejo de prosseguir seus estudos no mesmo ambiente.

Desse modo, para garantir que o número de matrículas seja alto e a fidelização também, é necessário que a instituição esteja capacitada para ofertar experiências positivas e relevantes aos alunos. Descubra, neste texto, algumas orientações essenciais no processo de fidelização dos alunos.

A fidelização dos alunos

Como está sendo a experiência proporcionada ao seu aluno? Você tem a resposta exata para essa questão? Quanto maior a satisfação dos alunos, melhores serão os índices de fidelização da instituição de ensino.

O que a sua instituição oferece de bom? O que a faz se diferenciar das concorrentes? Os alunos só permanecem e voltam a fazer parte de uma faculdade quando se sentem amparados e auxiliados pela instituição, ou de uma maneira mais clara, quando percebem que o estabelecimento vale a pena. Se você tem a intenção de fidelizar os seus alunos, acompanhe as recomendações abaixo:

  • Demonstre interesse pelo aluno;
  • Invista na capacitação e motivação dos professores;
  • Proporcione aos alunos a possibilidade de fazer outros cursos na instituição;
  • Analise periodicamente a satisfação dos alunos com o curso, com as disciplinas, com os professores, com a estrutura da faculdade e outros aspectos referentes à vida universitária;
  • Avalie a forma como as aulas estão sendo ministradas;
  • Mantenha um relacionamento contínuo com os alunos;
  • Humanize o relacionamento;
  • Capacite os colaboradores para que eles demonstrem simpatia no atendimento aos alunos;
  • Mantenha rapidez nos processos burocráticos;
  • Esteja sempre disponível para ajudar.

Encante o seu aluno engajando-o cada vez mais com a faculdade, seja nas salas de aulas, nos ambientes físicos da instituição, no blog ou nas redes sociais. A faculdade precisa estar sempre presente na vida do aluno, desse modo os benefícios proporcionados pela instituição e os conhecimentos nela adquiridos jamais serão esquecidos.

A questão financeira é um fator bastante analisado antes do ingresso no ensino superior e durante a realização do curso, por isso os benefícios relativos às formas de pagamento também são importantes, além das sugestões apresentadas acima. Oferecer cursos extras possibilitando aos alunos a capacitação em outros âmbitos também é uma atitude vantajosa no processo de fidelização dos alunos.

 

Conclusão

Oferecer um ensino de qualidade, manter uma boa estrutura, ter um corpo docente qualificado, desenvolver pesquisas, promover eventos, ofertas cursos extras, tratar o aluno com respeito, agilidade e simpatia são requisitos fundamentais para garantir a fidelização dos alunos e fazer da faculdade um excelente ambiente para a construção da vida profissional.

E a sua faculdade já utiliza as recomendações acima no processo de fidelização dos seus alunos? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *