Descubra como utilizar vídeos na divulgação de sua IES

Tempo de leitura: 5 minutos

Os vídeos tornaram-se populares e são utilizados para entretenimento e aprendizado. As instituições de ensino superior também podem utilizá-los na sua presença digital. A utilização de vídeos na divulgação de uma IES permite a criação de um relacionamento próximo com o público, fator que gera a credibilidade e um posicionamento da faculdade na internet.

Sendo mais acessados em dispositivos portáteis, celulares e tablets, principalmente por causa da locomoção, os vídeos podem ser indutores para a ação da compra. Uma pesquisa realizada pela Video Brewery mostrou que 90% das pessoas foram motivadas por um vídeo para comprar algum produto, e outro dado apresentado pela PageWiz evidenciou que 60% das pessoas clicam em um vídeo antes mesmo de ler um conteúdo escrito.

Já informações apresentadas pelo Experian mostraram que apenas a utilização da palavra “vídeo” em um e-mail marketing ocasiona o aumento de até 13% da taxa de abertura.

A sua IES também pode ser beneficiada com toda essa nova forma de aproximação e comunicação trazida pelos vídeos. Continue acompanhando este texto e descubra como utilizá-los na divulgação da sua faculdade.

Estatísticas
  • A quantidade de vídeos carregados no Youtube chega a 300 horas de vídeo por minuto;
  • Dispositivos móveis como celulares e tablets possuem mais da metade das visualizações do Youtube.
Previsões
  • De acordo com pesquisa feita pela Cisco, para 2020, a previsão é que 82% do tráfego da internet será gerado por causa dos vídeos;
  • De acordo com Álvaro Paes de Barros, diretor-geral do Youtube Brasil, a previsão para a quantidade de vídeos carregados no Youtube é que a média alcance 3 horas diárias, caso seja mantida a faixa anual e atual de crescimento, de 25%.
A utilização de vídeos na divulgação da marca da faculdade

Como requisito essencial para a elaboração de conteúdos, torna-se necessário conhecer informações sobre a pessoa a qual o vídeo é destinado, ou seja, é preciso conhecer a persona  da sua instituição de ensino superior. Aliado a essa compreensão, o planejamento também é imprescindível na elaboração do vídeo. Veja alguns passos para a preparação:

  • Defina um formato: entrevista, animação, vídeo-aula, vídeo instrucional, depoimento, entre outros;
  • Defina um média de duração para o vídeo;
  • Selecione os personagens;
  • Elabore o roteiro;
  • Determine a ação que será proposta pelo vídeo (inscrição no canal do Youtube, seguir as redes sociais, ler um conteúdo do blog, deixar um comentário abaixo do vídeo, assistir a outro vídeo, entre outras).

Os vídeos podem ter diferentes níveis de compreensão, o importante é que eles sejam direcionados à persona certa.

É possível produzir vídeos como conteúdo de atração, para despertar em quem o descobriu o interesse pela faculdade ou um curso específico. Neste caso, vídeos que mostram a rotina de um profissional graduado em tal curso é uma sugestão que impulsiona o clique do estudante que quer seguir na área abordada. Outra sugestão cabível é a demonstração da estrutura da faculdade ou de um espaço específico, como biblioteca ou laboratórios de prática.

No entanto, os alunos da instituição também precisam estar na lista dos destinatários do conteúdo e, possivelmente, eles já conhecem a rotina da profissão que irão seguir. Neste caso, transmissões ao vivo para a discussão de um tema específico de uma disciplina ou curso atrai pessoas interessadas no debate, do mesmo modo que vídeos sobre dicas de ajuda para a escrita do TCC ou uma entrevista com um profissional de atuação relevante em determinada profissão.

Os vídeos são meios de comunicação rápida e interativa, eles podem ser feitos em diversos canais, como:

  • Youtube
  • Periscope
  • Facebook
  • Snapchar
  • Twitter
  • Instagram
  • Webinar

Observação: varie os formatos dos vídeos e instrua as pessoas que participarão dele a não demorar para falar do assunto que será abordado.

Benefícios da utilização de vídeos para a sua faculdade

Com a criação de conteúdo planejado e relevante, os vídeos são capazes de conquistar o público da sua faculdade e, ainda, tornar a sua faculdade uma autoridade no âmbito educacional.  Os vídeos aumentam em até 2 minutos a taxa de permanência do usuário em uma página e, quando apresentam um link de direcionamento, geram tráfego para o blog ou site da instituição.

Utilize os vídeos para a transmissão de conhecimento, entretenimento e reflexão. Acompanhe os comentários do público, os compartilhamentos, a quantidade e a taxa de visualizações, as reações e as sugestões enviadas por quem assistiu ao vídeo. Seguindo esses passos será possível garantir a eficiência do uso desse recurso.

Agora você já sabe sobre a influência positiva que os vídeos têm na construção de uma autoridade na internet e na atração do interesse e envolvimento dos seus candidatos e alunos. Como a sua faculdade utiliza os vídeos na sua estratégia de marketing?

*Os dados apresentados neste texto foram retirados da página: marketingdeconteudo.com/estatisticas-de-video-2017  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *